Cirurgia Geral

 

Informações úteis sobre as cirurgias:

Hérnia Inguinal

Sensação de dor e desconforto ao levantar ou durante a prática de atividade física é, normalmente, o primeiro sintoma da hérnia inguinal. Essa é uma doença muito comum, mais frequente em homens. Ela ocorre quando há um deslocamento de uma alça do intestino, através de um orifício na parede abdominal, na região da virilha.

Na maioria dos casos, o tratamento mais indicado para hérnia inguinal é a cirurgia. A técnica mais atual para o tratamento de hérnias inguinais é por meio da videolaparoscopia. No tratamento cirúrgico, uma tela é colocada no local da hérnia, fazendo com que a alça do intestino que se deslocou volte ao local de origem e não avance mais. O procedimento proporciona mais conforto ao paciente, menos dor no pós-operatório e retorno mais rápido as atividades do dia a dia. Procure sempre um médico especialista para te indicar o tratamento mais adequado.

Apêndice

A apendicite é um problema que pode acontecer com qualquer um, mas possui maior incidência aos 30 anos. A inflamação no apêndice cecal, órgão localizado no baixo ventre à direita, gera dor abdominal intensa na região, acompanhada náuseas e sensação de estômago cheio. O diagnóstico deve ser feito o quanto antes, pois o tratamento é cirúrgico, podendo ser feito por laparoscopia, através de três pequenos furos. Em estágios mais avançados, pode ser necessária uma cirurgia convencional, com um corte maior no abdômen.

Refluxo

Metade dos brasileiros sofre com o problema, que acontece quando o alimento retorna do estômago pelo esôfago. Os obesos são os que mais sentem. A pressão que o peso realiza no abdômen faz com que a comida volte, o que gera mal-estar e desconforto. Em alguns casos, há até indicação cirúrgica para sanar o problema. Se você tem refluxo, fique atento a essas dicas: evite ingerir muito líquido de uma só vez, faça uma caminhada leve após o almoço, isso ajuda na digestão. Sempre que possível, escolha alimentos integrais e evite bebidas gasosas. 

Pedra na Vesícula

A cólica súbita e intensa do lado direito do abdômen pode ser sinal de pedra na vesícula. A dor geralmente surge cerca de 30 minutos após a refeição e pode estar associada à náusea e vômito.

No tratamento, podem ser utilizados medicamentos, dieta com pouca gordura e pode ser necessária a realização da colecistectomia – cirurgia para retirada da vesícula biliar, por videolaparoscopia, através de pequenos furos, sem cortes e com rápida recuperação. Observe os principais sinais de alerta:

– Dificuldade de digestão / empachamento
– Náuseas e vômitos, principalmente após refeições gordurosas
– Diarreia
– Febre e calafrios